terça-feira, 7 de outubro de 2008

SEMINÁRIO DOS NTES RS

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL 40 HORAS
DIFICULDADES:
1. Deslocamento aos municípios, atendemos escolas muito distantes da 11ª CRE;
2. Máquinas com problemas, Internet muito lenta;
3. Falta de material impresso;
4. Horário dos professores (tivemos que disponibilizar horários alternativos).

SOLUÇÕES:
1. Ficar mais tempo na escola onde estávamos atendendo os professores;
2. Oferecer curso à noite:
3. Dormir na cidade;
4. Levantar de madrugada para pegar um ônibus.

IMPACTO DA AÇÃO
1. Veja no depoimento dos professores:

DEPOIMENTOS
Lendo os depoimentos de alguns professores podemos perceber o resultado do curso.
“Bom, a expectativa antes do curso era muito grande porque eu aprendi a mexer no computador sozinho, não realizei nenhum curso de informática, por isso eu tinha um pouco de dificuldade para trabalhar nos programas do laboratório, principalmente este tal de Linux que eu achava uma droga de programa, mas felizmente tivemos a oportunidade de realizar a Introdução à Educação Digital com as professoras Silvana e Sirlei, que vieram através do NTE nos ajudar a solucionar os problemas do Linux.
Eu com certeza, já mudei de idéia com relação ao Linux, pois é um programa igual a qualquer outro, só que nós não sabíamos como utilizá-lo. Mas graças as professoras eu já aprendi várias coisas novas, não só do Linux, mas também para utilizar no meu computador que o programa é o Windows XP.
O aprendizado é como dar aula, tem que se ter muita dedicação, errar, voltar a fazer, errar novamente e assim sucessivamente. A inclusão digital é o mesmo processo, as pessoas têm que querer aprender e não ficar só achando que os outros têm que ajudar ler e interpretar o que diz no passo a passo, colocado no blog da inclusão digital e em tudo aquilo que nós fazemos no dia-a-dia da nossa vida, dedicação, para ir além das nossas expectativas o aprendizado não é acabado, nós pensamos e descobrimos meios de chegar aonde queremos.
Pra mim foi ótimo aprendi muito com a inclusão digital, pena que está terminando, mas sabemos que precisamos estar sempre nos aperfeiçoando e buscando sempre, às vezes cometemos erros e alguns ficam estressados, mas isso faz parte.
Agradeço a Silvana e a Sirlei pela atenção dada a nós aprendizes de informática, e espero poder dar continuidade a inclusão digital, desculpa pelas vezes que vinha fora do horário para pedir ajuda, mas é que me preocupo com aquilo que não sei e quero aproveitar o máximo para não perder nada. Um abraço e até a próxima oportunidade.”

“Expectativas: Antes do curso: Estava bem preocupada pois, apenas conseguia digitar meus textos e formatá-los a contento. Agora, quanto ao programa usado em nossa escola, o LINUX, bem eu não o conhecia e tive muitas dificuldades para compreendê-lo. É válido mencionar que talvez poderia ter utilizado o laboratório de informática muito mais cedo se esse curso tivesse sido disponibilizado antes. Acreditava que seria mais um curso que começaria como outros: os componentes da máquina, palavras complicadas e pouca prática.
Depois do curso: A primeira atitude depois do curso será o agendamento das aulas no laboratório de informática para meus alunos da turma de terceira série e se possível, semanalmente. Depois pretendo continuar minhas pesquisas como estudante de História pela UNIJUÍ, utilizando melhor a tecnologia digital. As aulas foram totalmente práticas e os alunos bem assistidos tanto presencialmente, como por comunicação através de E-mails e Blogs. As dificuldades dos participantes foram respeitadas e adequadas as metodologias. “
“No início achei que não iria acrescentar muito no meu conhecimento principalmente por que não era fã do programa Linux muitas vezes fugia do laboratório por não gostar de manusear os computadores, mas aos poucos fui percebendo que há muita semelhança entre o Linux e o Windows e hoje posso dizer que mudei meus conceitos e que aprendi a gostar do Linux.”
“A minha expectativa a partir do momento que fui convidada a participar do curso Introdução à Educação Digital era se eu corresponderia a proposta e a metodologia do mesmo. Pois meus conhecimentos nesta área eram muito limitados, porém tinha consciência da necessidade da busca de novos caminhos para tornar minha prática pedagógica mais atraente e produtiva para mim e meus alunos fizeram com que fosse em busca de algo ainda não percorridos do saber digital.
Ao final desta nova experiência no curso constatei que houve um crescimento lento, mas progressivo fiz várias descobertas recebi apoio das professoras e colegas. Venci alguns obstáculos como o medo e a insegurança do desconhecido de lidar com várias formas de aprendizagem e informações.
Faz-se necessário pensar esta nova modalidade de atuação educacional para conscientizar-me a direcionar a utilização responsável dos meios de comunicação digital como, por exemplo, os blogs que se tornou uma modalidade de fácil acesso e como uma ferramenta que auxilia os alunos e professores a interagir entre si e com todo o universo disponível dentro do assunto pesquisado.
Nosso papel enquanto educador deve ir além da sala de aula por isso penso que este curso me proporcionou uma nova forma de aprender e ensinar.”
“Ao iniciar o Curso de Introdução a Educação Digital as expectativas eram muitas, para mim tudo era novo e desconhecido, por isso eu me propus a fazer este curso.
Depois do curso:
Reconheci que aprendi muito e ainda tenho muito para aprender. Estamos inseridos e vivenciando a expansão das tecnologias de informação e comunicação. Os fatores chaves desta nova sociedade são o uso de software, da multimídia, da realidade virtual e a quebra de limites de tempo e espaço, acesso a informação de qualquer lugar e a qualquer hora, troca de conhecimento e interação com pessoas do mundo todo.No entanto, conclui que para dominar a informática tenho que praticar diariamente, porque é fazendo que se aprende, e para isso tenho que ter acesso aos computadores. As minhas tutoras Silvana e Sirlei são muito competentes dominam bem o conteúdo e têm grande domínio didático, além disso, são pessoas amigas. Este curso foi de grande valia para mim. A elas o meu agradecimento, desejo que vocês sejam muito felizes nesta caminhada, que Deus as abençoe!”

Este e um relato da ação desenvolvida em uma escola que fica 200km distante do NTE, ao mesmo tempo trabalhamos com mais 4 turmas.

Nenhum comentário: