O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao péda-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.
Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas
devem comportar-se de forma apropriada nas ferramentas de comunicação. Veja a lista abaixo:
Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha.
Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.
Seja claro, breve e objetivo.
Use um formato adequado.
Enderece corretamente sua mensagem.
Respeite direitos autorais (copyright).
Não divulgue propaganda pela rede.
Respeite a privacidade dos outros.
Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.
Sorria :-); pisque ;-); chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!
Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.
Participe quando tiver algo a dizer.
Responda as mensagens recebidas.
Não envie mensagens repetidas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.
Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem original na memória do leitor; pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem toda.
Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer.
Enderece corretamente sua mensagem.
Se houver outros destinatários no campo Cc: inclua-os na sua mensagem também
Se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, ao clicar em Reply ou Responder, o endereço será o da lista – nesse caso, verifique no cabeçalho da mensagem pois ali costuma estar o endereço de quem enviou.
Ao reenviar mensagens ou mesmo respondê-las, retire os cabeçalhos, evitando duplicar informações, sem deixar de citar as fontes.
Antes de executar programas obtidos via rede ou abrir arquivos, use o programa antivirus para fazer uma varredura neles, e procure ter certeza de que as defesas de seu computador estão funcionando.
Sempre peça permissão para repassar mensagens, respeitando a privacidade dos outros e não esqueça de mencionar a origem da informação.
Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitará distorções e dificuldades na interação. (procure outras recomendações de netiqueta na Internet...)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário